O Garantia Jovem vem substituir o programa Impulso Jovem e pretende dar resposta à elevada taxa de desemprego registada em Portugal. No prazo máximo de quatro meses, este programa compromete-se a indicar soluções profissionais, formativas ou educativas para qualquer cidadão saído do sistema de ensino ou sem atividade laboral e disponível para ingressar o mercado de trabalho.
Objetivos
O Garantia Jovem identifica três metas principais a cumprir:
- Aumentar as qualificações dos jovens;
- Facilitar a transição para o mercado de trabalho;
- Reduzir o desemprego jovem.
Destinatários e Condições de Acesso
Podem beneficiar do programa Garantia Jovem todos os cidadãos com menos de 30 anos de idade, que não estejam a trabalhar ou inseridos em qualquer sistema educativo ou formativo.
O Garantia Jovem em Três Passos (Modelo de Funcionamento)
O Garantia Jovem tem um modelo de funcionamento dividido em três passos fundamentais:
- Identificação e ativação dos jovens por intermédio de uma extensa rede de contactos e parceiros, responsáveis por contactar, informar, orientar e motivar os jovens para integrarem as ações do programa;
- Trabalho em rede desenvolvido localmente entre parceiros, de forma a dar uma resposta ajustada às necessidades e expetativas comunicadas pelos participantes;
- Oferta de oportunidades adaptadas aos jovens para que estes possam completar o seu percurso educativo e formativo e/ou serem integrados no mercado de trabalho.
Proposta de Valor
O programa Garantia Jovem recolhe as preferências e necessidades dos jovens para, em seguida, oferecer medidas de ensino, formação e emprego adequadas às especificidades de cada caso. Globalmente a proposta de valor do programa pode ser dividida em quatro campos principais:
EDUCAÇÃO | EMPREGO | ESTÁGIOS | FORMAÇÃO | INVESTE JOVEM