Next Step
O Projeto Next Step tem intervenção direta no terreno e prevê a organização de ações no estrangeiro com a participação de empresas portuguesas a operar nas áreas de moda, acessórios e indústria. Através deste projeto a ANJE visa promover, apoiar e acompanhar projetos de promoção externa dos produtos nacionais; incentivar a internacionalização de PME; promover a marca made in Portugal; fomentar o crescimento das exportações das empresas (em quantidade e valor) e identificar debilidades e necessidades do tecido empresarial, designadamente ao nível dos recursos de gestão e tecnologia, propondo soluções concretas.
Idealizado com vista ao desenvolvimento de um programa de ação integrado que confere uma estrutura sólida de apoio aos empresários, o projeto Next Step possibilita a maximização e o aproveitamento dos recursos e o aumento da competitividade das empresas, através de ações de estímulo que permitam reforçar a presença das PME nacionais nos mercados estrangeiros. O projeto tem rotas bem definidas e mercados prioritários de intervenção para os setores identificados e para a economia portuguesa.
O Next Step resulta de projetos de apoio no âmbito do sistema de incentivos que podem ser consultados:
Objetivos Gerais
- Promover o conhecimento dos mercados in loco;
- Apresentar soluções de expansão internacional, através da incursão em mercados com grande potencial de crescimento;
- Promover globalmente as empresas nas áreas de moda, assessórios, indústria e serviços em geral, através da participação em eventos com notoriedade e visibilidade internacional;
- Fortalecer o know-how das empresas portuguesas através da receção de players e especialistas internacionais;
- Desenvolver estudos técnicos que respondam às lacunas identificadas no tecido empresarial.
Objetivos Operacionais
- Qualificar o tecido produtivo;
- Viabilizar a especialização das empresas e a otimização dos modelos empresariais;
- Orientar a economia portuguesa para a internacionalização, através da aposta e do acompanhamento das empresas com produtos transacionáveis ou internacionalizáveis;
- Qualificar a Administração Pública e tornar mais eficiente a ação do Estado, por via da modernização e da promoção de uma cultura de serviço público centrado nas empresas;
- Promover uma economia baseada no conhecimento, na inovação e qualidade;
- Facilitar o contacto entre empresários e potenciais clientes em encontros empresariais;
- Viabilizar a crescente cooperação entre empresas.