E se existisse uma oficina sobre rodas que fosse ter consigo sempre que necessário? É precisamente este o conceito da Porthys. Fundada por José Durão, em 2018, a empresa oriunda de Vila Nova de Gaia tem-se afirmado no mercado como uma oficina móvel que dá resposta às necessidades do cliente em qualquer local. A génese do negócio e a sua afirmação no mercado, o ADN do projeto e os objetivos a longo prazo foram alguns dos tópicos focados na conversa com José Durão.
30 anos de experiência na área automóvel e uma análise cuidada do mercado foi o que bastou a José Durão para criar a Porthys. “O projeto surge como diferenciador, na forma e nos métodos de trabalho com que se apresenta ao mercado”, afirma o fundador. A especialidade da empresa são os pneus, numa base de atuação que compreende não só a sua comercialização, como todos os serviços técnicos associados – incluindo reparações agendadas e de emergência, bem como visitas de prevenção para controlar o estado do veículo, tudo em prole da segurança dos clientes.
É na logística que reside o principal fator de diferenciação da Porthys no extenso mercado português: “Os consumidores têm na PORTHYS uma solução de comodidade, conveniência e conforto pelo facto de poderem orçamentar, reservar e agendar a intervenção aos pneus das suas viaturas, quer online, quer pelos canais tradicionais, beneficiando da vantagem da oficina se deslocar exatamente ao local do serviço”, começa por explicar José Durão. “Retiramos aos nossos clientes a pressão na sua disponibilidade de tempo para a realização deste serviço, que é feito no momento ideal. Pode, por exemplo, ser realizado tanto no local de trabalho como na estrada, durante uma reunião ou uma ida às compras”, complementa.
No mercado há apenas um ano mas já com uma ampla carteira de clientes, José Durão recorda os desafios financeiros e técnicos enfrentados no lançamento do negócio, hoje já estabelecido. “O facto de o projeto ter sido iniciado com algumas limitações financeiras levou a uma maior consciência das prioridades, gestão rigorosa, clarividência nos objetivos e muita, muita persistência”, conta o empreendedor. “Na vertente técnica, foi desafiante a escolha dos equipamentos, a seleção da unidade móvel e a definição do layout do equipamento no interior da viatura. É muito importante garantir áreas de trabalho e transporte de mercadoria ideais”.
Quanto a objetivos para o futuro, são vários os que a Porthys almeja alcançar a médio e longo prazo – desde a criação de novas unidades móveis à montagem de uma oficina física, passando pelo reforço da estratégica de comunicação e presença digital. “Em termos de objetivos de longo prazo, o céu é o limite. Queremos estar onde os nossos clientes estejam sempre que necessitem da Porthys e trazer novos serviços complementares, como a mecânica rápida e a mecatrónica automóvel, oferecendo um leque de soluções 360º aos nossos clientes, independentemente da tipologia e segmento de mercado”, afirma José Durão.
Dos particulares às empresas, a Porthys chega a todos os clientes
Lançada apenas a 12 de setembro de 2018, a Porthys conta já com uma ampla carteira de clientes que aumenta quase de dia para dia, diversificada em segmentos de produtos – ligeiros, comerciais, pesados e industriais são alguns dos tipos de veículos nas quais a empresa trabalha.
Também na tipologia de clientes a Porthys encontra um panorama diversificado, desde os particulares aos profissionais liberais e sem esquecer as empresas, o que faz com que aposte em equipamentos que permitem atuar e resolver problemas em qualquer situação e segmento. “Todas as adaptações técnicas, equipamentos premium e acessórios diversos com que equipamos a nossa unidade móvel tornam-na única no mercado: para qualquer cenário e segmento, a Porthys resolve no local o problema para o qual foi chamada a responder”.
É precisamente a variedade de clientes que permite que a Porthys desenvolva vantagens adequadas para todos os eles. Por exemplo, a empresa dá a utilizadores particulares a opção de subscrever a planos anuais específicos e vantajosos. “Com estes planos, obtêm vantagens acrescidas em relação às condições gerais praticadas: melhores preços na compra de pneus, descontos ou isenção da taxa de saída da unidade móvel e a possibilidade de converter as compras em pontos, que mais tarde são rebatidos em vales de desconto”, explica José.
Já para clientes empresariais, a metodologia assenta na prevenção – uma dimensão fundamental para este público-alvo. “Realizamos visitas periódicas ao parque do cliente para controlar o estado dos pneus de toda a frota. Posteriormente, enviamos relatórios aos responsáveis nomeados e sugerimos ações corretivas a efetuar, de forma a assegurar por completo a segurança da viatura em circulação”, adianta o responsável. De uma forma autêntica, a Porthys apresenta soluções específicas para responder às necessidades de cada cliente.
Expansão geográfica: pela região Norte e mais além
A empresa de Vila Nova de Gaia conta com uma área de intervenção de 25km na região norte do país. Ovar, Espinho, Gaia, Porto, Gondomar, Matosinhos e Maia são as principais cidades atualmente alcançadas pela Porthys, que não descarta uma eventualidade expansão geográfica. “Temos tido contactos de empresas e particulares de áreas geográficas diferentes e estamos a gerir expectativas com muito bom senso. O crescimento deverá sempre ocorrer de forma gradual”, explica José Durão.
Explorar novos segmentos é um dos objetivos a médio prazo
O crescimento tem sido uma constante no dia-a-dia da Porthys, que adapta o seu plano estratégico mediante a evolução do mercado e do próprio negócio. Para a empresa, um dos objetivos a médio prazo é ter uma nova unidade móvel destinada a novos segmentos de produto: “Está no nosso horizonte adquirir uma nova unidade móvel direcionado ao mercado de pneus pesados, industriais, agrícolas e florestais, bem como uma solução para pneus maciços e bandagens”.