PT
   (+351) 220 108 000 (Chamada para a rede fixa nacional)       anje@anje.pt            
Skip to content Skip to footer

Algarve Empreende 2026

Algarve Empreende

ALGARVE EMPREENDE 2026 І PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO QUALIFICADO NA REGIÃO DO ALGARVE

O empreendedorismo qualificado desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento de um ecossistema regional inovador, estimulando a criação de negócios de elevado impacto e potencial de crescimento. Empreendedores qualificados possuem visão estratégica, domínio técnico e capacidade de gestão, o que permite identificar oportunidades de inovação, assim como desenvolver soluções competitivas com base na valorização do conhecimento e tecnologia.

Esse espírito empreendedor atrai investimentos, gera empregos qualificados e fomenta a disseminação de conhecimento e tecnologia. Adicionalmente, impulsiona a cooperação entre empresas, instituições académicas e decisores políticos, promovendo o desenvolvimento e crescimento regional do Algarve.

No entanto, não obstante os avanços obtidos até ao momento e todo o seu potencial, a região demonstra ainda fragilidades significativas. É neste contexto que surge o presente projeto: ALGARVE EMPREENDE 2026.

Esta operação tem como principal missão: estimular o ecossistema empresarial da região, através de iniciativas que potenciam as capacidades e competências dos empreendedores para a criação e implementação de ideias de negócio inovadoras, tal como contribuir para o aumento da taxa de sobrevivência das empresas.

Neste sentido, os principais objetivos do projeto são:
a) Reforçar a cooperação, parcerias e redes de apoio ao empreendedorismo qualificado do Ecossistema Empreendedor da Região.
b) Incentivar a criação e aceleração de empresas inovadoras.
c) Estimular o ecossistema empreendedor regional internacionalmente.
d) Promover o empreendedorismo no âmbito das fileiras do Plano de Ação Algarve 2030.

ATIVIDADES

Atividade 1. Desenvolvimento de um programa para a dinamização da ReDial – Rede de Incubadoras do Algarve, e para a Rede INVEST Algarve (https://www.investalgarve.pt/) . Esta atividade consiste na elaboração de um estudo para a identificação dos fatores críticos das incubadoras do Algarve, assim como ações de dinamização e capacitação da rede com vista à preparação do «Plano de Desenvolvimento da ReDial 2030».

Atividade 2. Desenvolvimento de um programa de dinamização da Comunidade Algarve Digital Innovators (ADI). O crescimento da comunidade de nómadas digitais e remote workers na região e a sua importância no âmbito do ecossistema de inovação, justificam a elaboração de um «Plano de Desenvolvimento da Comunidade ADI 2030» e a sua dinamização, através de eventos e conceção de conteúdos promocionais.

Atividade 3. Desenvolvimento e dinamização da Rede ATH Mentors & Investors. A presente atividade surge da necessidade de consolidar a rede de mentores e investidores do ecossistema de inovação do Algarve, contemplando assim a elaboração de um «Plano de Desenvolvimento 2030 para a Rede ATH Mentors & Investors», tal como sessões de trabalho e de dinamização desta.

Atividade 4. Desenvolvimento do programa digital avançado para o ecossistema empreendedor regional. Esta atividade pretende promover a transição digital do ecossistema da região, através da criação de uma plataforma regional: «Portal do Empreendedorismo». Esta pretende assegurar a intermediação e registo de informação “interna” dos diferentes agentes do ecossistema, assim como melhorar a atual plataforma bealgarve.pt .

Atividade 5. Desenvolvimento e implementação de um concurso de ideias de negócio. Esta atividade consiste no desenvolvimento e implementação de um programa estruturado de apoio à criação e consolidação de ideias de negócio, nos domínios das Ações Transformativas/EREI Algarve. Prevê, em simultâneo, ações de maturação e coaching empresarial.

Atividade 6. Desenvolvimento e implementação de um programas de apoio à criação e aceleração de empresas, que permitirá apoiar a fase de arranque através de um programa de apoio à validação de provas de conceito e de um programa de Business Mentoring, direcionados para empreendedores e/ou start-ups regionais.

Atividade 7. Realização do Roadshow Intermunicipal «Autarquias Empreende». Esta atividade contempla a realização de eventos em cada um dos 16 municípios do Algarve, prevendo o envolvimento de empresas locais, a realização de sessões de networking, workshops e painéis de discussão, assim como destacar as oportunidades e desafios específicos de cada município.

Atividade 8. Realização das iniciativas «Algarve Tech Hub Summit 2024» (https://algarvesummit.com/pt-pt/) e « Algarve Tech Hub Summit 2025», eventos de cariz internacional de promoção do ecossistema regional empreendedor, que conta com a participação oradores relevantes (nacionais e internacionais), com o objetivo de envolver, sensibilizar e capacitar o ecossistema da região do Algarve nas tendências e boas práticas nos diferentes domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Algarve 2030 (https://portugal2030.pt/wp-content/uploads/sites/3/2023/02/Estrategia-Regional-Algarve-2030.pdf) .

Atividade 9. Participação em roadshows internacionais para a promoção do ecossistema empreendedor do Algarve, com vista ao estabelecimento de protocolos e acordos que valorizem e dinamizem o ecossistema empreendedor regional e a atração de estudantes, empreendedores e investidores para o ecossistema.

Atividade 10. Promoção do ecossistema empreendedor do Algarve nas edições de 2024 e de 2025 da «Web Summit Lisbon», em paralelo com a organização do evento «MEETING Algarve Innovation Ecosystem», promovendo internacionalmente a região do Algarve e o seu ecossistema, enquanto estimula a atração de empreendedores e investidores para a região.

Atividade 11. Desenvolvimento e dinamização de um programa para o empreendedorismo junto das fileiras “Diversificar Algarve” (https://algarve.portugal2030.pt/wp-content/uploads/sites/15/2023/12/20231220_planoaccaoalgarve2030.pdf): economia do mar, alfarroba, citrinos, produtos da apicultura, batata-doce, vinho, plantas e flores, e medronho. Esta atividade foca-se na promoção do empreendedorismo destas fileiras e inclui: estudo do perfil do empreendedor (por fileira); dinamização de comunidades de inovação; elaboração de planos de ação e desenvolvimento de uma “Ferramenta Digital – Comunicação Intra Comunidades de Inovação”, para a gestão e partilha de conteúdos.

PARCERIA

1. Universidade do Algarve, através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) (https://www.cria.pt/)
2. AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve (https://amal.pt/)
3. Algarve Evolution (https://algarveevolution.pt/)
4. Algarve Systems and Technology Partnership Association (Algarve STP) (https://algarvestp.pt/)
5. Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) (https://www.nera.pt/)
6. Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) (https://anje.pt/)

Data de início: outubro 2024
Data de conclusão: setembro 2026
Custo total: 1.411.383,60 €

O projeto Algarve Empreende 2026: Promoção do Empreendedorismo Qualificado na região do Algarve, é uma operação candidata ao SIAC – Empreendedorismo Qualificado associado ao Conhecimento, do Programa Regional do Algarve 2030 (Algarve 2030 https://algarve.portugal2030.pt/ ), cuja prioridade «Inovação e competitividade» (1-A).

Clique para saber mais informações.